O DNA DO EMPREENDEDORIMSO FEMININO

Embora o conceito de empreendedorismo esteja amplamente associado a ideia ou a capacidade de criar seu próprio emprego ou negócio, de inovar ou gerar riqueza este também pode estar associado a pré-disposição do trabalhador ou funcionário em assumir riscos resultantes da pressão do trabalho ou de um ambiente bastante competitivo e instável podendo ainda assim crescer e se destacar.

Vencendo barreiras impostas pelo preconceito, pelo ambiente económico, pelo mercado e entre outros, actualmente, as mulheres tem alcançado lugares de destaque em vários domínios, a nível mundial, que anteriormente eram dominados pelos homens, o que leva a afirmar que o tempo em que o empreendedorismo feminino não era encorajado ficou ultrapassado.

Entretanto, o empreendedorismo feminino, vai muito além da capacidade que a mulher tem de dirigir grandes empresas. O empreendedorismo feminino empodera, dá mais espaço e visibilidade para tratarmos sobre questões de gênero, provoca impacto positivo nas comunidades e oferece uma nova perspectiva de vida para quem realmente precisa.

Portanto, a mulher que torra amendoim com as suas filhas para vender no seu bairro e até nas ruas e esquinas da cidade ou arredores é uma empreendedora. A mulher que faz salgados e bolos por encomenda sendo por isso conhecida em toda a comunidade é uma empreendedora. A que tem uma loja de artesanato virtual e faz bordados e pinturas, também e empreendedora. Assim como as que criam startups, que são extremamente importantes para o movimento empreendedor.

Apesar dos visíveis avanços que temos em relação à conquista do espaço da mulher no ambiente empreendedor, ainda existem muitas dificuldades e desafios que impedem um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino, e que não tem a ver com a identidade de gênero. Dos principais desafios o destaque vai para a capacidade de gestão, habilidade para administrar as ameaças decorrentes do ambiente de negócios e perspicácia para aproveitar as oportunidades.

O outro desa o está relacionado à questão da autoconfiança. E isso, além de ser um problema para a própria empreendedora, reflete em suas atitudes, decisões e faz com que ela perca credibilidade perante outras pessoas e outros empreendedores.

Neste sentido, é fundamental que as mulheres trabalhem nesse aspecto de maneiras que encontrem formas de se tornarem mais confiantes no seu próprio trabalho. A busca constante de conhecimento com base na participação em cursos e formações que dão enfoque ao seu mercado de actuação e trocas de experiências, pode constituir uma das principais ferramentas para a autoconfiança.

O empreendedorismo feminino é um importante instrumento de transformação social, na medida em que vai além do tradicional e pode se traduzir num movimento para dar força e visibilidade a outras questões relacionadas ao universo feminino. É neste contexto que se destaca o CIRCUITO MULHER.

CIRCUITO MULHER, um movimento que visa percorrer o mundo defendendo a ideia de que toda mulher já nasce com uma missão de vida e pode ser uma história de sucesso, bastando que para o efeito ela assuma com convicção a sua missão com foco, vai através da CONEXÃO&SUPERAÇÃO realizar a sua edição em Moçambique, um evento designado DNA DO EMPREENDEDORISMO.

” Toda mulher nasce com uma missão de vida: simples, complexa… não importa. É preciso força e foco para assumir sua missão
e levar seu legado ao mundo”

Cada pessoa tem o seu próprio conceito de sucesso.

CICLOS DE PALESTRAS EM NÚMEROS

CICLOS DE PALETRAS

PATROCINADORES

PALESTRANTES

CONGRESSISTAS

PUBLICO ALVO

Mulheres que buscam alinhamento de propósito, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, satisfação e elevação de autoestima, que visam entender-se como um ser completo e cheio de possibilidades, e que tenham SONHOS a serem realizados.

Homens que possuem o desafio de promover ambientes mais igualitários, e que entendem o verdadeiro papel da mulher na sociedade.

Instituições e empresas que defendem a causa de igualdade de género e procuram a equidade em sua organização e profissionais com espírito empreendedor.

BENEFÍCIOS

Durante o evento os participantes irão refletir sobre seus propósitos e estarão mais preparados para os desafios que precisarão enfrentar. Dentre vários beneficios selecionamos principalmente esses:

AUTOCONHECIMENTO

A primeira (e não por acaso) é o autoconhecimento. Apenas entendendo a nós mesmos será possível identificar emoções, nomeá-las e nos tornarmos conscientes delas. Sabe aquele vazio que você sente de vez em quando? Pois é, tente definir exatamente o que causou aquela sensação e de forma intencional identifique o sentimento, para depois encontrar a possível solução (algo que ficou mal resolvido, uma frustração, um medo, etc).

Por meio do autoconhecimento é possível, por exemplo, saber se estamos sendo otimistas ou pessimistas em relação aquilo que fazemos e como reagimos quando as coisas não acontecem como planejamos. 

ASSERTIVIDADE

Assertividade é uma palavra que poucos conhecem. Embora alguns a associem com agressividade, isso não é verdade. Assertividade está ligada à palavra asserção, que segundo o Dicionário Aurélio, quer dizer:
1.Afirmação, asseveração.             2. Alegação, argumento.

Hoje, no mundo dos negócios, os profissionais devem ser asssertivos, inclusive na entrevista para seleção de pessoal, pois não bastam ter competência técnica, as empresas desejam pessoas talentosas. A assertividade facilita a demonstração de suas competências, interesses e habilidades. Se você não nasceu dotado de um grau de assertividade positivo, é possível aprender; aliás, tudo na vida é questão de aperfeiçoamento. Você também não precisa ser um líder ou, necessariamente, autoritário para isso; contúdo, deve acreditar em suas verdades, principalmente em uma negociação, onde deve ocorrer sempre o ganha-ganha.

AUTOESTIMA

Toda pessoa assertiva tem uma autoestima positiva e procura, sempre, se auto-avaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. São pessoas capazes de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem, porém, violar os direitos dos demais, são pessoas que conseguem se comunicar sem ansiedade e constrangimento. Ao ser assertivo com o seu interlocutor, você está afirmando o seu “Eu”, por isso a assertividade está ligada a pessoas que têm autoestima positiva e sabem fazer o seu Marketing Pessoal e/ou Profissional, porém, sem arrogância ou agressividade. São pessoas autoconfiantes, independentes e que sabem o que querem. Acreditam em sua capacidade de agir e gerar resultados eficientes para todos os envolvidos em seu ambiente.

CONTROLE DE ANSIEDADE

Controlar a sua ansiedade e administrar as suas emoções são habilidades necessários a qualquer Empreendedor. Quem tem a ganhar é você mesmo. Se você não é asser vo o bastante, basta con ar na sua capacidade de transformação e ser persistente. Busque sempre o autoconhecimento pois ele te dará o caminho para o autodesenvolvimento, e dessa maneira, você terá mais chances de enfrentar os obstáculos, sem ficar duvidando de suas capacidades.

Quando você ‘quase’ bate a sua meta qual a sua reação imediata? Desiste (isso não é para mim!!) ou persevera (na próxima eu consigo !!)?

MOTIVAÇÃO

Você está motivado? O que te motiva de verdade a dar o seu máximo? É fundamental que as pessoas estejam envolvidas em atividades nas quais elas possam desenvolver a sua plenitude, atingir aquilo que denominam ‘estado da arte’, ou seja, você atinge ótimos resultados despendendo pouco esforço porque faz aquilo que realmente gosta.

RESILIÊNCIA E FOCO

Como está a sua resiliência, ou seja, a sua capacidade de suportar a pressão ou dar a volta por cima? Como você reage às mudanças? Uma nova oportunidade que se abre ou uma ameaça à minha zona de conforto? Você tem capacidade de se reinventar ou de começar tudo de novo se for necessário?

Você tem realmente buscado a ngir seu máximo potencial dispondo das habilidades (inteligências) que você tem?

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

08 DE NOVEMBRO DE 2017

10 Horas de Evento

8 Palestras Inspiradoras

Momento de Networking

Espaço para Negócios

09 DE NOVEMBRO DE 2017

4 Workshops Praticos para Construção ou revisão de uma plano de negócios real.

Cada Workshop terá média de duração de 2 horas

E Muito Mais!

GARANTA SUA VAGA!

AUGUSTO JUNIOR

Liderança, Negócios e carreira nesse novo contexto de mundo.

LUSCIMÉIA REIS

Inteligência financeira nas Empresas e nas famílias pela Metodologia DSOP

SILVIA SARMENTO

Estratégias Eficazes para FAZER ACONTECER

TATIANE SOUZA

Chave: Trilha do Sucesso

MARTA MULHULE

A Inteligência Emocional nos Negócios

RUI TEMBE

O Caminho para o Sucesso

REBECA ABIAS

7 Principios para um empreendimento de qualidade

PROGRAMAÇÃO

Workshop 1

Autoconhecimento e Propósito Organizacional. Missão, Visão e Valores que direcionarão sua empresa.

Workshop 2

Canvas
Construindo seu Negócio.

Workshop 1

A importância da Internet na promoção de seu Negócio Construindo sua imagem pública e alavancando seu Negócio.

Workshop 4

Agora é hora de Ação – Workshop vivencial de alto impacto para motivar e empoderar os participantes a agirem.

PALESTRANTES

AUGUSTO JUNIOR

Liderança, Negócios e carreira nesse novo contexto de mundo.

Nesse workshop Augusto, vai trabalhar sobre esse novo contexto de mundo que estamos vivendo, trazendo uma perspectiva e os principais desafios que temos pela frente e como podemos transformá-los em oportunidades. Iremos conversar sobre a Era da consciência, era exponencial, pensar sobre capitalismo consciente e novos caminhos da economia e como líderes e empreendedores podem desenvolver pessoas e negócios. Ainda iremos trabalhar uma visão abrangente de como encontrar os nossos propósitos de vida.

Apaixonado pelo poder Transformador da Juventude. Foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial para fazer parte dos Global Shappers o desdobramento do Fórum para jovens com menos de 30 anos com o potencial de mudar o estado do mundo, atualmente é Evangelista da Energia jovem na Eureca empresa voltada para atender a demanda das organizações em Processos Seletivos, Desenvolvimento e Employer Branding nessa plataforma tem aproximadamente 120 mil Trainees e Estagiários. É diretor da ABRH-Jovem Sorocaba, Colunista de uma das principais revistas de negócios do país a HSM Managment, Autor do livro “O que a juventude pode fazer por nossa nação?” É também Fundador do Universitários Acima da Média projeto que ganhou repercussão nacional e esta presente em 18 Estados. Na sua jovem trajetória já atuou como líder de Desenvolvimento do Virtvs onde desenhou em parceria com o GPTW o “Destaques no Caminho Certo” reconhecimento para empresas como menos de 30 funcionários que já possuem boas práticas de gestão de pessoas. Foi coordenador do Centro de Empreendedorismo Raiz, e coordenou a área de marketing da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da Revista Destaque Empresarial. Formando em Processos Gerenciais pela FGV, participou do programa Liderando Amanhã, da Fundação Dom Cabral. Foi coordenador e ajudou no desenho e concepção de vários programas voltado para o público Universitário como Danone Camp, Desenvolve Carreira, Dna Endeavor. Iniciou sua carreira como jovem aprendiz em Maracanaú Estado do Ceará. É convidado para palestrar em todo Brasil, falando sobre propósito, carreira, e liderança.

LUCIMÉLIA REIS

Inteligência financeira nas Empresas e nas famílias pela Metodologia DSOP

Objetivos da Palestra:

Desenvolver hábitos de consumo consciente, despertando nos mesmos um empoderamento financeiro que promova reflexões sobre suas necessidades e desejos de forma que possam criar auto responsabilidade em relação ás suas escolhas diárias que impactam diretamente nos seus resultados e na realização dos seus “sonho”. Criar um novo movimento no “pensar, sentir e agir” utilizando a metodologia DSOP como base de transformação que levará o participante a desenvolver atitudes, costumes e hábitos que lhes proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável.

Palestrante Motivacional, Educadora Financeira graduada pelo Grupo Educacional UNIS e Certificação pela metodologia DSOP, Professional & Self Coach com Certificação no Programa de Formação de Coach UL / Conquistando seu Destino e Ultrapassando seus Limites do Grupo Training Rodrigo Cardoso, Participante do Processo Hoffman, membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – ABEFIN, especialista em educação financeira comportamental.

Integrante da Rede Nacional Alumni no Programa 10.000 Women da Fundação Dom Cabral e Empretec (SEBRAE).

Dirige o quadro “Educação Financeira com a Vickye” na TV BH News e é idealizadora do Projeto Vickye “Educação Financeira para Crianças”, Colunista da Revista Q Show e co-autora do E-book “Como implementar Educação Financeira e Empreendedorismo na minha família “pelo site www.vickyeoficial.com.br.

Como empreendedora, sou Sócia -Diretora Estratégica e Administrativa do Grupo Vila Nova que atende aproximadamente 52 cidades.

Idealizadora do Programa “Educação Financeira para todos” pela FEDERAMINAS. Integrante do Grupo de Start Ups “Santa Helena Valley” www.santahelenavalley.com.br.

SILVIA SARMENTO

Estratégias Eficazes para FAZER ACONTECER

Afinal, quais os fatores determinantes para se destacar e FAZER ACONTECER? O que em especial as mulheres precisam desenvolver para ocuparem posições de LIDERANÇA, participarem de processos decisórios e serem respeitadas profissionalmente?

Nesta palestra, Silvia Sarmento irá discorrer sobre um método eficaz que vem sendo aplicado com mulheres do Brasil que decidiram Empreender, Liderar Equipes e FAZER ACONTECER seus propósitos profissionais em equilíbrio com seus papéis de mãe, filha, esposa entre outros.

Fundadora da Tchê Treinamentos e idealizadora do FAZER ACONTECER – Treinamento Vivencial de Alto Impacto. Treinadora Comportamental Corporativa, Empreendedora Serial e Trainner de Formação de Coaches na Empresa Lívia Esportes. Co-Idealizadora do FÓRUM BRASIL, evento periódico Nacional de Gestão, Comportamento e Vendas. Palestrante, expert em promover mudanças Pessoais e Profissionais nas áreas de LIDERANÇA, VENDAS e ALTO IMPACTO. Possui mais de 10.000 horas como Instrutora/Docente de cursos profissionalizantes, Graduação, Pós e MBA no eixo Gestão Empresarial e Gestão em TI. Gerente de Implantação de ERP (enterprise resource planning) atuando em projetos também como Treinadora Corporativa, Analista de processos, Analista de requisitos e execução de implementação de sistemas integrados de Gestão (4000 horas), nas áreas de CRM, Vendas, Compras, Facilites entre outras. Treinadora Comportamental pelo IFT/SP treinada pelo Mestre Massaru Ogata; Personal & Professional Coaching pela Sociedade Gaúcha de Coaching; Leader as a Coach com Certificação Internacional pelo CCE ­ Continuing CoachEducation; Especialista em Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK ®) pela SISNEMA; Graduada em Matemática pelo IPA/RS e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios pelas Escolas e Faculdades QI, Pós em Gestão Estratégica em TI e MBA em Engenharia e Inovação.

TATIANE SOUZA

CHAVE: Trilha do Sucesso

Levar os participantes a um processo de construção coletiva acerca do tema SUCESSO.  Trilharemos junto a plateia os principais estágios que levam uma empresa ou uma pessoa a aumentar suas chances de alcançar o sucesso. Através desse processo reflexivo conduziremos todos pensarem mais a fundo sobre o Significado Individual de SUCESSO, e os Comportamentos que podemos ter em nosso dia a dia que podem ser a CHAVE para tudo isso.

Tatiane Souza: Palestrante. Presidente e Sócia da empresa GENTE MAIS CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Head Trainer, formada pelo IFT – Instituto de Formação de Treinadores, tendo como professor o mestre Massaru Ogata, o mais respeitado Head Training do País. Com Graduação e Especialização em Gestão de Pessoas, atua como Hipnoterapeuta em intervenções de Hipnose Cognitiva, Tradicional e Ericksoniana. Grafóloga. Consultora e Facilitadora Comportamental Profiler Disc. Cria e apresenta diversos treinamentos na área de Liderança, Coaching, Motivação e Comportamento. COACH formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching, e Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional. Co-autora do livro Leader Coach pela editora França. É fundadora ABRH-SP – Regional Bauru, e atualmente Membro Conselho Deliberativo da ABRH-SP para a Gestão 2016-2018. CRA 6-001280.

MARTA MULHELE

A Inteligência Emocional nos Negócios

Levar os participantes a entrar em contato com a nova teoria sobre IE (Inteligência Emocional), correlacionando-a com a pessoa empreendedora. Conscientizar aos participantes sobre a grande importância de saberem controlar suas emoções e o impacto que este controle exerce sobre a direção de seus negócios. Desafiá-los a criar novas conexões neurais através do desenvolvimento de novas crenças empoderadoras, através de dinâmicas.

Marta Mulhule: Palestrante. Presidente da empresa Conexão & Superação MM. Lda, com foco no Desenvolvimento Humano e Profissional, criadora do projeto o DNA do Negócio. Psicóloga Clínica e Organizacional, formada pela Unicesumar – Maringá  – PR.  – CRP-08/21637 – Especialista em Desenvolvimento e orientação da família pela Faculdade Sul Americana – Londrina – PR. Formação em PSC Personal Self & Coach, Analista Comportamental e Master Coach certificada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) – SP.  COACH UL (Ultrapassador de Limites) pelo programa do Rodrigo Cardoso. Head Trainer formada pelo IFT (Instituto de Formação de Treinadores) do Professor Massaru Ogata, o mais respeitado Head Trainer do Brasil.

– Atua na área corporativa através de palestras motivacionais e comportamentais, processos de Coaching Individual e Grupal para relacionamentos saudáveis entre colaboradores, entre líderes e colaboradores, proporcionando assim o alcance dos resultados de forma mais rápida. Trabalha com terapia para casais e famílias. Empodera mulheres, através de um profundo autoconhecimento, elevando a sua autoestima e levando-as a Ultrapassar os seus próprios Limites e a alcançar resultados duradouros.

RUI TEMBE

O caminho para o Sucesso

O tema da apresentação será: Empreendedorismo: O poder da Paixão e da Alegria nos Negócios.

De forma didática, Rui explora sua historia, extraindo vários ensinamentos e partilhando uma metodologia que chamo se Spar: Sonhar, Planear, Agir e Reagir ao longo da qual sempre fica sublinhado o papel da paixão, de se fazer o que se gosta como chave para o Desenvolvimento Empresarial.

Rui Tembe é Master Coach, Business and Executive Coach pelo IBC, Treinador Comportamental pelo IFT, empresário, Fundador e Director Geral da Tecnicol Moçambique Lda, um dos maiores Centros de Formação de Moçambique.  Co-autor do Livro Ser+ com Master Coachs, vencedor de várias distinções empresariais e um apaixonado pela formação e Desenvolvimento de Pessoas

REBECA ABIAS

7 Principios para um empreendimento de qualidade

É muito comum o empreendedor iniciar seu negócio e em pouco tempo desistir. É muito comum os clientes deixarem de interessar-se pelos produtos ou serviços pela baixa qualidade que demonstram.   O que fazer em termos de organização, liderança, metodologia de trabalho para garantir um crescimento sólido e de longo prazo? O que fazer para oferecer produtos e serviços de qualidade?

Aperfeiçoe sua abordagem aos clientes, sua liderança, a participação dos seus colaboradores, os princípios de melhoria e o relacionamento com seus fornecedores para garantir o crescimento do seu negócio utilizando uma metodologia atestada mundialmente em mais de 147 países.

Rebeca Luque Abias. Master Coach. Sócia fundadora e Directora Geral da ACESSEQUALIDADE, empresa de consultoria e coaching com sede em Luanda, Angola. Engenheira Mecânica Aeronáutica, especialista em organizaçao industrial e  em Normas ISO de Qualidade, Ambiente e Espaço, com ampla experiencia em implementaçao e certificaçao de empresas de diversos ramos da indústria. Formada pela Universidad Nacional de Córdoba de Argentina e de Entidades de renome como o Centro Técnico Aerospacial Brasileiro e o IRCA Portugal. Presta serviços como consultora e auditora a empresas internacionais como Bureau Veritas e SGS. Mestrada em Administração Executiva com Enfase em Ambiente pela Fundaçao Getúlio Vargas – FGV –Brasil, com ampla experiencia em treinos e consultorias para Alta Governaçao angolana e entidades como Naçoes Unidas ou Memorial Agostinho Neto. Treinadora Comportamental formada pelo IFT Brasil e analista de perfil em diversas ferramentas como PDA, DISC, Analista 360º e IBC Assessment, com experiencia em Treinos de Liderança de Alto Impacto. Master Coach, Business & Executive Coach, Professional & Self Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com ampla experiencia de actuaçao em coaching para empresas, executivos e pessoas singulares no mercado angolano.